sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A Bíblia fala algo sobre eleição?



  1. "NOS ESCOLHEU antes da fundação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis" Efésios 1:4
  2. "Ele NOS PREDESTINOU para sermos Seus filhos adotivos por Jesus Cristo, conforme a decisão da SUA VONTADE" Efésios 1:5
  3. "Nele, PREDESTINADOS pela decisão d'Aquele que tudo opera segundo o conselho da SUA VONTADE, fomos feitos Sua herança" Efésios 1:11
  4. "E o Senhor cada dia lhes ajuntava outros, aqueles que ERAM SALVOS" Atos 2:47
  5. "Porque DEUS VOS ESCOLHEU desde o principio para serdes salvos" 2 Tessalonicenses 2:14
  6. "RESERVEI para Mim sete mil homens que não dobraram o joelho a Baal" Romanos 11.4
  7. "Se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma vida se salvaria. Mas por causa dos ELEITOS aqueles dias serão abreviados" Mateus 24:22
  8. "Pois hão de surgir falsos Messias... de modo a enganar, se possível, até mesmo os ELEITOS" Mateus 24:23
  9. "Ele enviará os Seus anjos que, ao som da grande trombeta, reunirão os SEUS ELEITOS..." Mateus 24:31
  10. "E Deus não faria justiça a SEUS ELEITOS que clamam a Ele dia e noite, mesmo que os faça esperar?" Lucas 18:7
  11. "Portanto, como ELEITOS DE DEUS, santos e amados..." Colossenses 3:12
  12. "Paulo, servo de Deus... para levar os ELEITOS DE DEUS à fé e ao conhecimento da verdade conforme a piedade" Tito 1:1
  13. "Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros... ELEITOS, segundo a presciência de Deus Pai..." 1 Pedro 1:1,2
  14. "O ancião à senhora ELEITA..." 1 João 1
  15. "Os filhos da tua irmã ELEITA te saúdam" 1 João 13
  16. "A que está em Babilônia, ELEITA como vos, vos saúda" 1 Pedro 5:13
  17. "Por eles eu rogo, não rogo pelo mundo, mas pelos que ME DESTE, porque são Teus" João 17:9
  18. "Muito alegres por estas palavras, os gentios glorificavam a Palavra do Senhor, e todos aqueles que eram DESTINADOS à vida eterna abraçaram a fé" Atos 13:48
  19. "Porque os que DE ANTEMÃO Ele conheceu, esses também PREDESTINOU a serem conformes à imagem do Seu Filho... E OS QUE PREDESTINOU, também os chamou; e os que chamou, também os justificou, e os que justificou, também os glorificou... DEPOIS DISTO, QUE NOS RESTA A DIZER?" Romanos 8:29-31
  20. "Assim também no tempo atual constituiu-se um resto segundo A ELEIÇÃO da graça. E se é por graça, não é pelas obras, do contrario a graça não é mais graça" Romanos 11:6
  21. "...quando não haviam nascido, e nada tinham feito de bem ou de mal, a fim de que ficasse firme a LIBERDADE DA ESCOLHA DE DEUS, dependendo não das obras, mas daquele que chama, foi-lhe dito, O maior servirá ao menor" Romanos 9:11
  22. "Aquilo que tanto aspira, Israel não conseguiu; conseguiram-no, porém, OS ESCOLHIDOS" Romanos 11:7
  23. "Mas o que é loucura no mundo, Deus o ESCOLHEU... o que é fraqueza no mundo, Deus o ESCOLHEU... o que é vil e desprezado... DEUS ESCOLHEU...a fim de que nenhuma criatura se possa vangloriar diante de Deus" 1 Colossenses 1:27
  24. "Portanto, NÃO NOS DESTINOU Deus para a ira, mas sim para alcançarmos a salvação" 1 Tessalonicenses 5:9
  25. "Mais exatamente, quem és tu, oh homem, para discutires com Deus? Vai acaso a obra dizer ao artífice: Por que me fizeste assim? O oleiro não pode formar da sua massa seja um utensílio para uso nobre, seja um outro para uso vil?" Romanos 9:20-21
  26. "Farei misericórdia a quem EU FIZER misericórdia e terei piedade de quem EU TIVER piedade" Romanos 9:14

Quando consideramos o relacionamento de um Deus Soberano com um mundo caído, enfrentamos basicamente quatro opções: 

  1. Deus poderia decidir não prover nenhuma oportunidade para ninguém ser salvo;
  2. Deus poderia prover uma oportunidade para todos serem salvos;
  3. Deus poderia intervir diretamente e garantir a salvação de todas as pessoas;
  4. Deus poderia intervir diretamente e garantir a salvação de algumas pessoas.

Todos os Cristão imediatamente excluem a primeira opção. A maioria dos Cristãos  excluem a terceira. Enfrentamos o problema que Deus salva alguns e não a todos. O Calvinismo responde com a quarta opção. A visão Calvinista da predestinação ensina que Deus ativamente intervém nas vidas dos eleitos para ter certeza absoluta de que eles sejam salvos. É claro que o restante é convidado a Cristo e é dada a eles a oportunidade para que sejam salvos, se eles quiserem. Mas o calvinismo assume que, sem uma intervenção de Deus, ninguém jamais vai querer Cristo. Deixado a si mesmo, ninguém jamais vai escolher Cristo.

Este é precisamente o ponto da disputa. As visões não reformadas da predestinação assumem que cada criatura decaída é deixada com a capacidade de escolher Cristo. O homem não é visto como sendo tão decaído que seja necessária a direta intervenção de Deus ao grau que o Calvinismo firma. As visões não reformadas todas deixam ao poder do homem que lance na urna o voto decisivo para o seu destino definitivo. Nestas visões, a melhor opção é a segunda. Deus provê oportunidades para que todos sejam salvos. Mas, certamente, as oportunidades não são iguais, uma vez que vastas multidões de pessoas morrem sem jamais ouvir o Evangelho.

O não reformado faz objeções à quarta opção porque ela limita a salvação a um seleto grupo que Deus escolhe. O não reformado faz objeções à segunda opção porque ele vê a oportunidade universal de salvação como não provendo o suficiente para salvar a todos. O Calvinista vê Deus fazendo muito mais pela raça humana decaída através da opção quatro do que através da opção dois. O Não Calvinista vê justamente o inverso. Ele pensa que dar uma oportunidade universal, embora falhe em garantir a salvação a todos, é mais benevolente do que garantir a salvação de alguns e não de outros.

E você? Qual a sua opinião? Você defende o Calvinismo, Arminianismo ou algum outro pensamento? Faça seu comentário.

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