A Bíblia fala algo sobre eleição?
- "NOS ESCOLHEU antes da fundação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis" Efésios 1:4
- "Ele NOS PREDESTINOU para sermos Seus filhos adotivos por Jesus Cristo, conforme a decisão da SUA VONTADE" Efésios 1:5
- "Nele, PREDESTINADOS pela decisão d'Aquele que tudo opera segundo o conselho da SUA VONTADE, fomos feitos Sua herança" Efésios 1:11
- "E o Senhor cada dia lhes ajuntava outros, aqueles que ERAM SALVOS" Atos 2:47
- "Porque DEUS VOS ESCOLHEU desde o principio para serdes salvos" 2 Tessalonicenses 2:14
- "RESERVEI para Mim sete mil homens que não dobraram o joelho a Baal" Romanos 11.4
- "Se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma vida se salvaria. Mas por causa dos ELEITOS aqueles dias serão abreviados" Mateus 24:22
- "Pois hão de surgir falsos Messias... de modo a enganar, se possível, até mesmo os ELEITOS" Mateus 24:23
- "Ele enviará os Seus anjos que, ao som da grande trombeta, reunirão os SEUS ELEITOS..." Mateus 24:31
- "E Deus não faria justiça a SEUS ELEITOS que clamam a Ele dia e noite, mesmo que os faça esperar?" Lucas 18:7
- "Portanto, como ELEITOS DE DEUS, santos e amados..." Colossenses 3:12
- "Paulo, servo de Deus... para levar os ELEITOS DE DEUS à fé e ao conhecimento da verdade conforme a piedade" Tito 1:1
- "Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros... ELEITOS, segundo a presciência de Deus Pai..." 1 Pedro 1:1,2
- "O ancião à senhora ELEITA..." 1 João 1
- "Os filhos da tua irmã ELEITA te saúdam" 1 João 13
- "A que está em Babilônia, ELEITA como vos, vos saúda" 1 Pedro 5:13
- "Por eles eu rogo, não rogo pelo mundo, mas pelos que ME DESTE, porque são Teus" João 17:9
- "Muito alegres por estas palavras, os gentios glorificavam a Palavra do Senhor, e todos aqueles que eram DESTINADOS à vida eterna abraçaram a fé" Atos 13:48
- "Porque os que DE ANTEMÃO Ele conheceu, esses também PREDESTINOU a serem conformes à imagem do Seu Filho... E OS QUE PREDESTINOU, também os chamou; e os que chamou, também os justificou, e os que justificou, também os glorificou... DEPOIS DISTO, QUE NOS RESTA A DIZER?" Romanos 8:29-31
- "Assim também no tempo atual constituiu-se um resto segundo A ELEIÇÃO da graça. E se é por graça, não é pelas obras, do contrario a graça não é mais graça" Romanos 11:6
- "...quando não haviam nascido, e nada tinham feito de bem ou de mal, a fim de que ficasse firme a LIBERDADE DA ESCOLHA DE DEUS, dependendo não das obras, mas daquele que chama, foi-lhe dito, O maior servirá ao menor" Romanos 9:11
- "Aquilo que tanto aspira, Israel não conseguiu; conseguiram-no, porém, OS ESCOLHIDOS" Romanos 11:7
- "Mas o que é loucura no mundo, Deus o ESCOLHEU... o que é fraqueza no mundo, Deus o ESCOLHEU... o que é vil e desprezado... DEUS ESCOLHEU...a fim de que nenhuma criatura se possa vangloriar diante de Deus" 1 Colossenses 1:27
- "Portanto, NÃO NOS DESTINOU Deus para a ira, mas sim para alcançarmos a salvação" 1 Tessalonicenses 5:9
- "Mais exatamente, quem és tu, oh homem, para discutires com Deus? Vai acaso a obra dizer ao artífice: Por que me fizeste assim? O oleiro não pode formar da sua massa seja um utensílio para uso nobre, seja um outro para uso vil?" Romanos 9:20-21
- "Farei misericórdia a quem EU FIZER misericórdia e terei piedade de quem EU TIVER piedade" Romanos 9:14
Quando consideramos o relacionamento de um Deus Soberano com um mundo caído, enfrentamos basicamente quatro opções:
- Deus poderia decidir não prover nenhuma oportunidade para ninguém ser salvo;
- Deus poderia prover uma oportunidade para todos serem salvos;
- Deus poderia intervir diretamente e garantir a salvação de todas as pessoas;
- Deus poderia intervir diretamente e garantir a salvação de algumas pessoas.
Todos os Cristão imediatamente excluem a primeira opção. A maioria dos Cristãos excluem a terceira. Enfrentamos o problema que Deus salva alguns e não a todos. O Calvinismo responde com a quarta opção. A visão Calvinista da predestinação ensina que Deus ativamente intervém nas vidas dos eleitos para ter certeza absoluta de que eles sejam salvos. É claro que o restante é convidado a Cristo e é dada a eles a oportunidade para que sejam salvos, se eles quiserem. Mas o calvinismo assume que, sem uma intervenção de Deus, ninguém jamais vai querer Cristo. Deixado a si mesmo, ninguém jamais vai escolher Cristo.
Este é precisamente o ponto da disputa. As visões não reformadas da predestinação assumem que cada criatura decaída é deixada com a capacidade de escolher Cristo. O homem não é visto como sendo tão decaído que seja necessária a direta intervenção de Deus ao grau que o Calvinismo firma. As visões não reformadas todas deixam ao poder do homem que lance na urna o voto decisivo para o seu destino definitivo. Nestas visões, a melhor opção é a segunda. Deus provê oportunidades para que todos sejam salvos. Mas, certamente, as oportunidades não são iguais, uma vez que vastas multidões de pessoas morrem sem jamais ouvir o Evangelho.
O não reformado faz objeções à quarta opção porque ela limita a salvação a um seleto grupo que Deus escolhe. O não reformado faz objeções à segunda opção porque ele vê a oportunidade universal de salvação como não provendo o suficiente para salvar a todos. O Calvinista vê Deus fazendo muito mais pela raça humana decaída através da opção quatro do que através da opção dois. O Não Calvinista vê justamente o inverso. Ele pensa que dar uma oportunidade universal, embora falhe em garantir a salvação a todos, é mais benevolente do que garantir a salvação de alguns e não de outros.
E você? Qual a sua opinião? Você defende o Calvinismo, Arminianismo ou algum outro pensamento? Faça seu comentário.
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